27 de setembro de 2012

Um pouco sobre a Viola



A viola (também chamada "alto" ou "viola de arco") é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dos instrumentos de cordas friccionadas por arco possui o contrabaixo(chamado acústico).

A viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A viola como a conhecemos hoje possivelmente surgiu da Viola D'amore. A palavra viola foi utilizada por muito tempo (antes do Século XVI) para identificar genericamente qualquer instrumento de arco.

A Viola é mais antiga do que o Violino, sendo um pouco maior e mais pesada do que ele. E, como o Violino, é também colocada sob o queixo para ser tocada.

A Viola apresenta as mesmas considerações já referidas ao Violino, no que se refere à forma, nomenclatura, arco, etc., assim como os seus registros.

A extensão normal da Viola é de três oitavas e uma terça maior, sendo que as suas partituras musicais escrevem-se na Clave de Dó na terceira linha e na Clave de Sol, para os registros agudos.

As quatro cordas da Viola são afinadas por quintas justas, da seguinte maneira:

1a. Corda - Lá (corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Sol;
4a. Corda - Dó (corda mais grossa).

Os mesmos efeitos de expressão do Violino, são obtidos pela Viola.

O timbre da Viola apresenta uma característica mais opaca, com relação ao Violino. No entanto, sua voz revela uma suavidade excepcional, principalmente nas imediações de seu registro agudo.

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo, vc poderia colocar a posição das notas como fez nno artigo do violino? Obg.