27 de setembro de 2012

Um pouco sobre o Contrabaixo





O surgimento do contrabaixo originalmente remonta no século XV. O instrumento antigo mais famoso é o contrabaixo de três cordas de Domenico Dragonetti (1763 – 1846) feito pelo luthier Gasparo da Salò (1542 - 1609). Nesse período o instrumento mais comum nos grupos de câmera, no registro contrabaixo (uma oitava abaixo do baixo), era o violone, da família da viola da gamba, mas a partir do século XVIII, o já mencionado Domenico Dragonetti, grande virtuoso, popularizou o instrumento, primeiro em Veneza e depois em outros lugares da Europa. Instrumento "híbrido" entre a família do violino e da viola da gamba teve seu destaque por ter mais projeção sonora que então podia acompanhar melhor o crescimento das orquestras no período clássico.

O Contrabaixo é o mais profundo instrumento musical da família das Cordas. Há Pessoas que ainda o chamam, tradicionalmente, de Rabecão. Apresenta um volume físico maior do que o Violoncelo, com cordas mais longas e mais grossas. Difere na forma dos outros membros de sua família (anteriormente já apresentados), tendo as espaldas (ombros) do instrumento mais inclinadas e a parte posterior (tampo) plana.

O Contrabaixo é tocado na posição vertical, apoiado ao solo através de um pequeno espigão metálico. O contrabaixista senta-se em uma banqueta de altura conveniente, ou coloca-se de pé atrás do instrumento, ficando a mão esquerda para digitar as cordas e a mão direita para o arco ou para o pizzicato.

O Contrabaixo não apresenta a mesma variedade e qualidade de timbre dos outros instrumentos da família. Os seus registros são: grave, médio, agudo e sobre-agudo.

Normalmente, os Contrabaixos possuem quatro cordas. Às vezes, cinco.

A afinação das cordas do Contrabaixo difere totalmente da mesma afinação do Violino, Viola e Violoncelo. No Contrabaixo de quatro cordas, as mesmas são afinadas em quartas justas, desta maneira:

1a. Corda - Sol (corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Lá;
4a. Corda - Mi (corda mais grossa).

A quinta corda, quando houver, é afinada em Dó, nível grave abaixo do Mi (4a. Corda), sendo afinada segundo uma terça maior.

A extensão normal deste instrumento musical é de duas oitavas e uma quinta diminuta.

A voz do Contrabaixo, quando ferido pelo arco, é grave, severa e áspera. Presta-se, muito bem, para ampliar melodias de outros instrumentos, dando ressonância às Cordas ou a toda massa orquestral ("tutti").

Nenhum comentário: