O violoncelo (ou cello, uma forma abreviada, derivada do italiano) que hoje conhecemos teve origem no esplendor musical do Século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas. Embora isso, o violoncelo foi usado principalmente como instrumento acompanhante até o século XVIII, quando passou a ser importante como instrumento solista e no quarteto de cordas.
No entanto encontramos na antiguidade instrumentos que até podem ser considerados pais do violoncelo, na medida em que são instrumentos de corda friccionada por um arco, emitindo som semelhante. É o caso do Ravanastron, instrumento criado no Ceilão há 5000 anos atrás, e que ainda hoje pode ser encontrado em versões usadas por monges budistas. É um instrumento menor que o cello atual, com caixa de formato retangular.
O nome violoncelo parece ter se firmado por volta de 1680 a partir do termo violoncino, um diminuto de violone , como era conhecido o precursor do cello ainda no Séc. XVII. Dentre todos os instrumentos da orquestra o violoncelo é o que guarda mais similitude com a voz humana, cobrindo desde o Baixo até o Contralto, em uma extensão de quase 4 oitavas.
O formato do Violoncelo acompanha o formato do Violino, evidentemente guardando as devidas proporções, sendo bem maior. E, por causa de seu tamanho, o Violoncelo é tocado na posição vertical, com o executante sentado prendendo-o levemente entre os seus joelhos. Apoia-se ao solo através de um espigão metálico regulável.
Procedente da antiga Viola de Gamba (tipo de Viola que se tocava segurando-a entre as pernas), o atual Violoncelo apareceu nas orquestras por volta do ano de 1560.
Os efeitos produzidos pelo Violoncelo são os mesmos dos instrumentos da família , apresentados anteriormente. O seu timbre é sério, sombrio, às vezes grave. Mas, também, bastante lírico, em seu registros mais agudos.
Os seus registros são: grave, médio, agudo e sobre-agudo.
A extensão do Violoncelo engloba três oitavas e uma quinta justa.
Assim como o Violino e a Viola, o Violoncelo apresenta a afinação de suas cordas segundo quintas justas, isto é:
1a. Corda - Lá ( corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Sol;
4a. Corda - Dó (corda mais grossa).
As partituras musicais para Violoncelo são escritas na Clave de Fá na quarta linha, para as notas graves; na Clave de Dó na quarta linha, para as notas médias e na Clave de Sol, para as notas agudas.
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